O “bico de papagaio” na coluna é um termo popular comumente utilizado para descrever a presença de um osteófito (termo médico). A presença de bicos de papagaio (osteofitose) é muito frequente na coluna vertebral da população em geral.

É um resultado normal de envelhecimento e desgaste ósseo (artrose na coluna) que está presente em todos os indivíduos, em maior ou menor grau.

Os osteófitos são ossos “extras” em localizações não habituais. Podem ser formados por um osso normal que deformou ou na tentativa do nosso organismo diminuir o movimento excessivo entre as articulações (instabilidade anormal). Nas radiografias simples da coluna vertebral podemos verificar a presença dessas formações ósseas.

Quando o “bico de papagaio” ou osteófito entra em contato com um nervo ou uma raiz nervosa, pode haver sintomas dolorosos.

Esses sintomas podem variar desde uma dor local, uma dor irradiada, até alterações de sensibilidade (formigamento, amortecimento, choques) e força muscular (fraqueza).

A presença desses osteófitos também pode estreitar o canal vertebral por onde passa a medula espinhal e nervos da coluna determinando estenose do canal vertebral.

Felizmente, a maioria dos “bicos de papagaio” são achados esporádicos de exames complementares e não causam qualquer sintoma.