O termo dor ciática geralmente é usado para descrever a dor que irradia na distribuição do nervo ciático. Portanto, a ciática é um sintoma e não uma doença propriamente dita.

Existem vários sinônimos para o termo “ciática”: dor ciática, dor no nervo ciático, ciatalgia, dor radicular, radiculopatia, etc.

O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano e forma-se pela união das últimas raízes lombares (L4, L5) com as primeiras raízes sacrais (S1, S2, S3).

O nervo ciático passa através do forame ciático (uma abertura no osso da bacia), logo abaixo do músculo piriforme (região profunda do glúteo) e desce pela região posterior do membro inferior (por trás da coxa, joelho, perna e pé).

Qual o sintoma da Dor Ciática?

A dor ciática geralmente acomete um lado do corpo. Pode se iniciar com leves choques começando no glúteo, depois irradiando para a coxa, perna e pé. Com a evolução do quadro pode haver dor irradiada mais intensa com alterações de sensibilidade associadas (queimação, amortecimento, dormência, formigamento, etc). O ato de sentar-se, levantar-se, tossir e espirrar pode piorar o quadro doloroso.

No casos mais acentuados ou crônicos, pode haver diminuição de força muscular no membro inferior, câimbras, “perna pesada” e travamentos.

Se você vem sentindo algum desses sintomas, é importante passar em avaliação médica.

Quais as causas da Dor Ciática?

– Hérnia de disco

– Protrusão discal / Abaulamento discal

– Estenose da coluna vertebral

– Espondilolistese

– Fratura na coluna

– Tumor na coluna

– Infecção na coluna

Que problemas podem ser confundidos com Dor Ciática?

Nem todos os casos de dor que irradia para os glúteos e perna são decorrentes de problemas do nervo ciático.

Por exemplo, a articulação sacro-ilíaca (a articulação entre a pelve e sacro – ossos da bacia) pode causar dor no glúteo e muitas vezes irradiar para a coxa. Às vezes, uma pequena ruptura do disco intervertebral pode levar a dor referida no membro inferior. Outras causas frequentes são problemas vasculares, reumatológicos, neuropatias periféricas e distensões/espamos musculares.

Qual o tratamento para a Dor Ciática?

A maioria dos pacientes com dor ciática responde bem a tratamentos não-cirúrgicos, de modo que a cirurgia da coluna raramente é necessária. Os sintomas podem durar desde algumas horas até semanas e meses. Na fase aguda, geralmente medicações analgésicas e repouso relativo auxiliam no controle da dor. O ideal é sempre passar por uma avaliação médica com um especialista em coluna na presença de sintomas ou dúvidas.