É muito comum o uso incorreto das mochilas por estudantes de todas as idades. O erro mais comum é deixá-la pendurada em apenas um ombro. Outras causas freqüentes de dor nas costas são o excesso de peso nas mochilas e a altura incorreta na coluna vertebral.

Existe algum tipo de mochila ideal para evitar dor nas costas?

Dentre os diversos modelos existentes no mercado, as mais recomendadas são as de rodinhas que deslizam no chão e são puxadas pelo estudantes. Nesses modelos, o peso da mochila pode até exceder 10kg.

Se a mochila escolhida for a tradicional (com alças nas costas), certifique-se de que as alças possuem coxins almofadados e de preferência possua uma cinta adicional para o suporte lombar. A altura da mochila é um fator importante, pois ela deve se encaixar na região da coluna torácica (da linha das escápulas até o início da curvatura lombar). A mochila muito alta pode levar a contraturas musculares na região cervical. O mesmo vale para mochilas mal posicionadas na coluna lombar.

Qual o limite de peso na mochila escolar?

A literatura médica demonstra que o peso da mochila nunca deve ultrapassar 10 a 15% do peso corporal do estudante. Portanto, sempre que necessitar levar mais livros ou exceder esse peso, dê preferência para o modelo de rodinhas.

É sempre importante a avaliação médica com um especialista, principalmente se seu filho tem dúvidas ou tem algum sintoma na coluna vertebral.